Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência de Maringá

Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência

Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões
Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões
2 de abril de 2020
Maringá recebeu o selo de município amigo da terceira idade
Maringá recebe o selo de município amigo da terceira idade
2 de abril de 2020
Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência

No Portal da Transparência, é possível encontrar informações sobre diárias, convênios, obras públicas etc.

Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência

 

Desde o primeiro dia à frente da Prefeitura Municipal de Maringá, a gestão atual mantém o compromisso assumido lá atrás, na época das eleições para prefeito, de fazer um Gabinete de Portas Abertas, transparente e responsável. Dessa forma, o cidadão, ciente de seus deveres e direitos, deve fiscalizar, cobrar, estar de olho nos gastos públicos. Para que essa participação aconteça, é preciso que a comunidade tenha acesso às informações. É aí que a cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência da cidade.

 

Portal da Transparência: um exemplo de cidadania e participação política no Brasil

 

O Portal da Transparência é uma importante ferramenta utilizada pela atual gestão e que você, cidadão, pode ter acesso. O intuito é divulgar o máximo possível de informações relativas à administração municipal. Quer saber o salário de um servidor? Ou as despesas e receitas da entidade? Basta acessar o site da prefeitura e clicar no ícone do portal, localizado na parte superior direita da página. No local, você encontra dados como diárias, processos licitatórios, convênios, obras públicas, veículos, contratos etc. Tudo isso exposto por meio de uma linguagem fácil, para que você realmente entenda o cenário geral. Em 2019, 1.773 pessoas solicitaram alguma informação no Portal da Transparência, sendo que 97% dos questionamentos foram resolvidos. Cidadania é política, use o seu direito como cidadão para saber mais sobre a gestão.     

Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência

No Portal da Transparência, é possível encontrar informações sobre diárias, convênios, obras públicas etc.

Outra preocupação é com a navegabilidade, já que não adianta ter um portal repleto de informações se a população não conseguir encontrá-las. Por isso, a Controladoria Geral Municipal, juntamente com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI), busca realizar constantes atualizações, que servem para deixar o site mais eficiente e prático. Em junho do ano passado, por exemplo, foram adicionados novos espaços com dados sobre os processos administrativos e sobre a movimentação de produtos no almoxarifado central. O acesso ao formulário do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão também ficou mais fácil. Mais uma das políticas públicas adotadas no sentido de reforçar o vínculo com o maringaense, mostrando de forma transparente as ações da prefeitura.    

 

Portal da Transparência auxilia na prática da cidadania e no cumprimento de formalidades legais

 

O portal também visa cumprir a Lei da Transparência e a Lei de Acesso à Informação. A primeira explica que as receitas e despesas das entidades públicas devem estar disponíveis na internet. Já a segunda afirma que qualquer pessoa tem o direito de solicitar informações sem nenhuma justificativa ao órgão público. O prefeito Ulisses Maia sabe que o conhecimento abre portas, assim, além de cumprir as formalidades legais, o Portal da Transparência existe para que a sociedade possa encontrar as informações necessárias de uma forma fácil, entendê-las e ainda praticar a cidadania.

 

Além da ferramenta citada acima, Ulisses Maia também tem uma participação ativa nas redes sociais, ao responder questionamentos e anotar as sugestões dos maringaenses. Da mesma forma, ele implementou vários programas com o intuito de promover um espaço de diálogo com os habitantes da cidade canção. Dentre eles, estão o Prefeitura no Bairro, Bate-Papo com a Imprensa e o aplicativo de comunicação Colab.re.