Gabinete de Portas Abertas é modelo de cidadania e política

Gabinete de Portas Abertas é modelo de cidadania e política

Gestão desenvolve políticas de proteção aos animais
Gestão desenvolve políticas de proteção aos animais
2 de abril de 2020
Prefeitura inaugurou serviço especializado no tratamento da saúde mental
Prefeitura inaugura serviço especializado no tratamento da saúde mental
2 de abril de 2020
Gabinete de Portas Abertas visa promover a cidadania

No Gabinete de Portas Abertas, o prefeito ouve pessoalmente sugestões, críticas e elogios

Gabinete de Portas Abertas é modelo de cidadania e política

 

Você já se perguntou como é possível ajudar a resolver os problemas do seu bairro, da sua rua? Como você pode participar de uma forma mais ativa da vida política da sua cidade? A resposta para essas perguntas resume-se em uma palavra: cidadania. Assim, ser cidadão é ocupar o espaço de um sujeito de direitos (à liberdade, à saúde, à educação etc.), mas também ser consciente dos seus deveres como um ser integrante de uma coletividade. Sobretudo, cidadania é política. Em outras palavras, ela possibilita à população participar do governo atual, por meio de eleições, plebiscitos, dentre outros, e, posteriormente, fiscalizar a administração. Mas, na prática, como cidadania e política se complementam? Por exemplo, com o projeto Gabinete de Portas Abertas, modelo de cidadania e política.    

 

Pensando nessa questão, a Prefeitura Municipal de Maringá sempre valorizou e se preocupou em incentivar uma participação ativa dos moradores na gestão, fazendo com que você, sua mãe e seu filho possam ser, realmente, agentes transformadores de suas próprias realidades. Por isso, Ulisses Maia, desde a época das eleições para prefeito, idealizou uma gestão em que houvesse uma proximidade entre a comunidade e sua administração, em que a cidadania tivesse espaço para ser exercida de fato. Daí a ideia do projeto Gabinete de Portas Abertas.

 

Gabinete de Portas Abertas: cidadania e política de mão dadas

 

Quer falar sobre a iluminação da rua que está queimada? Desde 2018, por meio da iniciativa Gabinete de Portas Abertas, você pode conversar pessoalmente com o prefeito e expor suas reivindicações, sugestões e elogios. São vários atendimentos realizados durante o ano, normalmente às sextas-feiras, das 09h às 17h (com apenas um intervalo de 15 minutos para o almoço), nos quais Ulisses Maia ouve a voz mais importante de Maringá: a sua! As pessoas são recebidas por ordem de chegada, sem a necessidade de adiantamento do assunto que será tratado. Questões de rápida resolução são atendidas no mesmo momento, com o auxílio dos respectivos secretários e diretores das pastas. Por sua vez, as mais complexas são encaminhadas às repartições responsáveis pelos assuntos. Por mais que esse diálogo entre a população e a prefeitura seja fundamental, o intuito do projeto é resolver os problemas relatados e não ficar apenas na conversa.

Gabinete de Portas Abertas visa promover a cidadania

Com o projeto, prefeito ouve pessoalmente sugestões, críticas e elogios

Em 2019, foram realizados quase 300 atendimentos. Mesmo com o projeto em andamento, é possível ainda agendar uma reunião com o prefeito em um dia corriqueiro. Esses encontros são pertinentes para a atual gestão detectar os problemas existentes e com isso desenvolver políticas públicas para resolvê-los. Tais políticas são o conjunto de ações que visa assegurar os direitos da sociedade.   

 

Outros projetos da atual administração

 

Para construir um modelo de gestão transparente, com a participação dos maringaenses, Ulisses Maia ainda desenvolveu outros programas, como a Prefeitura no Bairro e o Bate-Papo com a Imprensa. Criado em 2017, o primeiro tem como objetivo promover reuniões com a comunidade em seus próprios bairros. Já o segundo programa consiste em uma conversa entre os gestores municipais e os jornalistas a fim de divulgar as ações realizadas pela prefeitura, sanar dúvidas e responder questionamentos. Esses são outros exemplos de como cidadania e política se relacionam.