Mandato da atual gestão visa promover o exercício da cidadania

Mandato da atual gestão visa promover o exercício da cidadania

Mais de R$ 28 milhões já foram investidos em obras para Maringá em 2020
Mais de R$ 28 milhões já foram investidos em obras para Maringá em 2020
18 de março de 2020
Obras de infraestrutura urbana mudam a cara de Maringá
31 de março de 2020
Mandato da atual gestão visa promover o exercício da cidadania

Ulisses Maia administra a cidade com o seu Gabinete de Portas Abertas à população

Mandato da atual gestão visa promover o exercício da cidadania

 

Ser cidadão é ser um sujeito consciente e ativo de seus direitos e deveres, é ter uma participação real na vida em sociedade e no governo. Mas aí vem a pergunta, como cidadania e política se relacionam? Nós temos o direito e o dever de escolher governantes, como acontece nas eleições para prefeito, presidente etc. Mas somente isso não é o suficiente. Temos que fiscalizar, cobrar, sugerir, levar as demandas do nosso bairro ao poder executivo e estar por dentro do que acontece no mandato dos nossos representantes. E é isso que a atual gestão convida você, cidadão maringaense, a fazer: PARTICIPAR! Praticar o exercício da cidadania! 

 

Um dos compromissos assumidos pelo prefeito Ulisses Maia foi o de fazer uma administração atenta às necessidades da sociedade, promessa que vem sendo cumprida desde o seu primeiro dia como chefe do executivo. É necessária, cada vez mais, a colaboração da comunidade para administrar a cidade de Maringá e torná-la ainda melhor. Dessa maneira, alguns programas foram desenvolvidos no sentido de aproximar a população da Prefeitura Municipal.

 

Prefeitura no Bairro, onde cidadania e política se encontram

 

Uma das iniciativas é o projeto Prefeitura no Bairro, em que prefeito, vice e demais secretários municipais se deslocam a um bairro específico para uma conversa franca com a comunidade local. O objetivo é entender quais são os principais problemas e as necessidades daquela da região. Com as informações em mãos, os respectivos secretários dão os encaminhamentos necessários para a resolução da questão. Mais uma vez, a atual gestão demonstra a vontade de ter a população participando da política brasileira.

 

Gabinete de Portas Abertas, um exemplo de cidadania e participação política no Brasil

 

Várias políticas públicas, por exemplo, foram implementadas com o intuito de promover uma gestão democrática e transparente, dentre elas está o Gabinete de Portas Abertas. Nesse modelo de encontro, que normalmente acontece às sextas-feiras, a sociedade consegue conversar com Ulisses Maia sem a necessidade de marcar horário ou adiantar o assunto. O atendimento acontece por ordem de chegada, das 9h às 17h, com um breve intervalo de 15 minutos para o almoço. Dessa forma, dependendo da complexidade do problema, ele já é resolvido ali mesmo, na hora. Os mais difíceis são encaminhados para as secretarias competentes. A palavra que melhor define essa forma de administração é resolução. No ano de 2019, cerca de 300 atendimentos foram realizados.

Gabinete de Portas Abertas

Ulisses Maia administra a cidade com o seu Gabinete de Portas Abertas à população

Prefeitura Municipal promove bate-papo para divulgar as suas políticas públicas  

 

O Bate-Papo com a Imprensa organiza um encontro entre os gestores municipais e os jornalistas. Em uma reunião descontraída, mas sem esquecer do caráter informativo, a imprensa tira dúvidas e fica sabendo sobre as ações realizadas pela Prefeitura de Maringá. O evento é sempre um sucesso, pois, por meio dos veículos de comunicação, a população também é informada sobre o que acontece.

 

Portal da Transparência prioriza a cidadania e política  

 

Um dos maiores desejos da atual gestão é a transparência, afinal a comunidade precisa saber em que ações estão sendo investidos os seus impostos. O Portal da Transparência, disponível no site da Prefeitura, foi criado com essa função, a de informar. Com um simples clique, o cidadão consegue ter acesso aos processos licitatórios, às contas do município etc. E se engana quem pensa que os assuntos são de difícil compreensão. Toda a linguagem e o sistema de navegabilidade foi desenvolvido para que as pessoas encontrem e entendam, de verdade, as informações. Mais um exemplo de como como cidadania e política se relacionam.

 

Quando a tecnologia é utilizada para ajudar no exercício da cidadania

 

Visando aumentar os canais que aproximam a sociedade da administração, a Prefeitura de Maringá ainda disponibiliza o aplicativo de comunicação Colab.re. Com o celular em mãos, é possível cadastrar algum problema ou demanda, como lâmpadas queimadas e falta de sinalização, e logo obter uma resposta do órgão público responsável.