Maringá é a 3ª colocada em ranking da transparência no Paraná

Maringá conquista 3ª colocação em ranking da transparência no Paraná

Em Maringá, cartão Comida Boa será distribuído nesta quarta para quem não está no Cadastro Único
Quem não está no CadÚnico recebe cartão Comida Boa nesta quarta
27 de maio de 2020
Acolhimento psicológico da Prefeitura de Maringá ultrapassa 2,2 mil atendimentos
Plantão de acolhimento psicológico ultrapassa os 2,2 mil atendimentos
28 de maio de 2020
Maringá conquista 3ª colocação em ranking da transparência no Paraná

Maringá é a 3ª cidade mais transparente do Paraná.

Maringá conquista 3ª colocação em ranking da transparência no Paraná

Maringá conquistou o terceiro lugar no ranking da transparência entre todas as cidades do Paraná. Publicado nesta quarta-feira (27), a lista é feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cidade alcançou a 85,37% de transparência, atrás apenas dos municípios de Candói, que teve 94,48%, e Cascavel, com 93,07%.

 

Para chegar a esse ranking, o TCE observa o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada uma das 399 prefeituras do estado. Nesse índice são considerados a transparência administrativa, a transparência financeira, a transparência passiva, as boas práticas e a usabilidade.

 

Ulisses Maia aumenta o nível de transparência de Maringá

Ao longo de seu mandato, o prefeito Ulisses Maia vem construindo a boa reputação de Maringá nesse quesito. Quando o assunto é transparência, cada pequena ação importa muito para trazer bons resultados. E esse esforço não diminui, mesmo nas situações mais adversas.

 

Por exemplo, em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura lançou em seu Portal da Transparência uma aba exclusiva para contratos referentes ao combate à Covid-19. Antes mesmo que a Controladoria Geral da União (CGU) fizesse essa recomendação às prefeituras de todo o Brasil, Maringá já tinha se antecipado e disponibilizado todas as informações a seus cidadãos.

 

Ainda que as decisões, neste momento, precisem ser tomadas com rapidez e agilidade, Ulisses Maia acredita que a melhor forma de conduzir esse enfrentamento à pandemia é mantendo todos bem informados sobre as ações de sua gestão. No entanto, isso não quer dizer que as medidas necessárias não estão sendo tomadas, pelo contrário.

 

Quando foi necessário fazer contratações urgentes e aumentar a quantidade de testes para o coronavírus, a Prefeitura atuou de forma eficiente. O prefeito conseguiu organizar a rede de saúde da cidade para que as unidades pudessem atender adequadamente a cada paciente. E investiu também em fiscalizações para garantir que as medidas de distanciamento social e o uso de máscaras fossem cumpridos.

 

Maringá é a 3ª cidade mais transparente do Paraná.

Maringá é a 3ª cidade mais transparente do Paraná.

 

Atitudes vão além da pandemia do novo coronavírus

E esta não foi a única vez em que a Prefeitura tomou atitudes como essa. Também em 2019 a lei de acesso à informação (LAI) foi regulamentada por meio do decreto nº 1065/2019. Antonio Luiz Lage, secretário da Controladoria Geral do Município (CGM), explica que outros movimentos foram feitos nesse sentido. “Ampliamos ainda a aba de informações dos servidores e criamos a dos conselhos municipais com publicações de atas.”

 

Enquanto, em 2018, Maringá estava em 4º lugar no ranking, foi possível ganhar uma posição devido a esse tipo de medida. Segundo Angela Helert, gerente de controladoria jurídica, “subimos mais uma posição e estamos trabalhando e adequando cada vez mais o Portal da Transparência da Prefeitura de Maringá para atingirmos, em breve, o primeiro lugar deste ranking”.

 

Por meio da divulgação de todas as obras realizadas pela Prefeitura no decorrer do mandato, Ulisses Maia quer mostrar de que formas foi aplicado o dinheiro da Prefeitura em 2017, 2018, 2019 e 2020.

 

Para acessar o Portal da Transparência, você pode clicar aqui. Dúvidas ao utilizar a plataforma podem ser tiradas com a controladoria da Prefeitura pelo telefone (44) 3221-1281.