Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões na economia

Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões

Prefeitura inaugurou serviço especializado no tratamento da saúde mental
Prefeitura inaugura serviço especializado no tratamento da saúde mental
2 de abril de 2020
Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência
Cidadania e política se entrelaçam no Portal da Transparência
2 de abril de 2020
Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões

Em 2018, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas visitaram o evento. A roda gigante de 32 metros foi a grande atração

Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões

 

Desde 2017, a Prefeitura Municipal organiza o evento Maringá Encantada. O intuito é comemorar o Natal, girar a economia e proporcionar lazer para as famílias tanto da cidade quanto de outras regiões. Segundo uma análise realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), em 2018, o projeto atraiu aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. Por conseguinte, 55% desse total era proveniente de outros municípios. Nesse ano, a Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões no comércio local. Por outro lado, 369.697 famílias visitaram as atrações.  

Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões

Vista aérea da Praça da Catedral com a decoração natalina

O Natal em Maringá deu tão certo que das 583 pessoas entrevistadas em praças e ruas que contavam com alguma decoração natalina, 63% de quem veio de fora responderam que o projeto influenciou a escolha do passeio. Por outro lado, 45% disseram que esse havia sido o principal motivo. Para se ter uma ideia, a média de gastos diária foi de R$ 100 por família, 50,9% com alimentação e 26,6% com o transporte. Ao mesmo tempo, 13% se hospedaram em hotéis.

 

Outro dado interessante constatado pelo Codem é que houve um aumento de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Serviços (ISS) em comparação com o mesmo período do ano anterior. O ISS cresceu 20,27% enquanto o ICMS aumentou 20,56%. Resultado? Injeção de dinheiro na economia, o que possibilitou a abertura de mais postos de trabalho. Com isso, é possível observar que os gastos feitos pela administração retornaram para a cidade e para a população maringaense. 

 

Maringá Encantada 2019

 

A Maringá Encantada já virou uma tradição, com milhares de famílias saindo de suas casas para conferir a programação do evento. Com o tema “Um Natal de Luz e Emoção”, a abertura da última edição, por exemplo, reuniu 80 mil pessoas e contou com o show de Sérgio Reis e Renato Teixeira e ainda um coral com a participação de 400 crianças. Já os mais novos se divertiram e ficaram impressionados com a chegada do Papai Noel. Durante as semanas seguintes, o evento ainda contou com um carrossel, árvore de Natal com 20 metros, Vila do Papai Noel, trenzinhos, caixa de desejos, apresentações culturais, letreiro e 2,3 mil árvores iluminadas. No entanto, a parte preferida dos visitantes foi a roda-gigante de 32 metros e o túnel de luz (com 80 metros de comprimento), que proporcionou um show de sincronismo de músicas e luzes para quem passou pelo local.

Maringá Encantada movimentou cerca de R$ 37 milhões

Em 2018, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas visitaram o evento. A roda gigante de 32 metros foi a grande atração

Da mesma forma, a prefeitura também pensou nos mais velhos e instalou uma torre de 40 metros de altura na Praça Napoleão Moreira da Silva. Houve ainda um festival de food trucks. Diversão garantida para toda a família. O Natal em Maringá ocorre entre os meses de novembro e janeiro, com atrações diferenciadas ao longo do período, distribuídas por todo o município. O objetivo é transformar a cidade em uma referência natalina no Paraná. Segundo a atual gestão, para cada um real investido, sete retornam para o município.

 

Pesquisa no Natal Encantado Maringá 2019

 

Um dos compromissos assumidos por Ulisses Maia foi fazer um mandato em que o seu gabinete estivesse sempre com as portas abertas para o cidadão. Por isso, a Prefeitura Municipal, em conjunto com a Associação Comercial de Maringá (ACIM), aplicou uma pesquisa no ano passado com o intuito de descobrir o perfil dos visitantes do Natal Encantado Maringá 2019. Como todas as ações realizadas em sua administração, o prefeito quer ouvir as sugestões, críticas e elogios da comunidade, para que nos próximos anos o evento seja ainda melhor.